Comércio de MS fecha 2023 com queda de 9,2% no volume de vendas

Mesmo em dezembro, mês geralmente marcado pela alta nas vendas, o índice apresentou queda

O ano de 2023 não foi bom para o comércio de Mato Grosso do Sul. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o índice de volume de vendas do comércio varejista ampliado caiu 9,2% no ano passado.

 

O comércio varejista ampliado inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção. Já o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 2,2% no ano passado. Em dezembro, mês geralmente marcado pela alta nas vendas, o índice de volume de vendas do ampliado mostra queda de 16,4% em relação a dezembro de 2022.

No Brasil, vendas no varejo caem 1,3% em dezembro

As vendas do comércio varejista no país recuaram 1,3% na passagem de novembro para dezembro. Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, acumulando 1,7%, resultado superior a 2022 (1,0%).

“No ano anterior, o resultado havia sido de 1,0% de crescimento, portanto, em 2023, observamos um resultado maior que em 2022, mantendo a tendência de 6 anos consecutivos de crescimento. Também setorialmente, falando em varejo ampliado, observamos uma disseminação de resultados positivos, com apenas 4 das 11 categorias no campo negativo”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Botão Voltar ao topo