No Novembro Azul, Paulo Corrêa alerta para prevenção às doenças masculinas

Câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre homens no Brasil

O câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade entre homens no Brasil. Por ser muitas vezes assintomático, sua detecção tardia reduz as chances de tratamento eficaz, tornando essencial a prevenção e conscientização, e é nesse sentido que a campanha Novembro Azul se destaca.

“É crucial quebrar tabus e estimular os homens a buscarem orientação médica regularmente, pois a detecção precoce pode salvar vidas. E não é só o câncer de próstata. Outras doenças, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, são frequentes entre os homens e demandam atenção e cuidados preventivos”, alerta o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que 72 mil novos casos de câncer de próstata surjam anualmente no Brasil, no próximo triênio, resultando em um número significativo de óbitos.

No entanto, a prevenção é viável através de exames regulares, como o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, cruciais para a detecção precoce e um aumento substancial nas chances de cura.

Paulo Corrêa lembra que a falta de informação e a resistência dos homens em procurar orientação médica contribuem para o agravamento dessas condições, ressaltando que é essencial a promoção de campanhas educativas, o incentivo a consultas médicas periódicas e a desmistificação dos medos em torno dos exames preventivos.

“Quebrar tabus e estimular homens a buscarem orientação médica regularmente é crucial para que a gente consiga salvar vidas. Homens, sua saúde é prioridade, é a chave para viver mais e com qualidade. Não deixe para depois, a prevenção é sempre o melhor remédio”, conclui.

Botão Voltar ao topo